
Guisadinho chique – em 2 versões
Guisado ou guisadinho é o nome que se dá no sul do país a carne moida, lá fazemos guisadinho com batatas, com abóbora, com cenoura, com couve, com o que tiver disponível. Então já que picadinho está na moda, porque não trazer a baila duas versões que fiz para os meus filhos inúmeras vezes?!
- 1k de carne moida – gosto muito de pedir para moer o peixinho, é uma carne magra, da paleta do boi ou de rês, como é por lá
- 2 cebolas médias picadas
- 4 dentes de alho
- 1 tomate grande picado
- meia xícara de polpa ou molho de tomates (eu uso a polpa)
- 3 colheres de azeite
- sal e pimenta a gosto
- 1 maço de salsa e cebolinha
- 1/2 xícara de passas de uva
- 1/2 xícara de azeitonas picadas
- 1 creme de leite
- 1 lata de milho verde
- 1 panela grande
- 2 panelas médias
aqueça a panela grande com o azeite e coloque a carne, mexendo para que refogue sem juntar água ou ficar empelotada (10 min), junte a cebola e o alho e o alho e refogue mais 5 min, junte o tomate, depois a polpa o sal e a pimenta. Quando estiver cozido separe o guisado em 2 panelas.
Na primeira acrescente as passas e as azeitonas, mexa bem e deixe cozinhar por 5 min, salpique com salsa e cebolinha. Pronto!
Na segunda acrescente o milho verde e depois o creme de leite, coloque o restante da salsa e cebolinha, cozinhando mais 5 min para incorporar. Prontíssimo!
Aqui você tem duas versões de guisadinho para agradar gregos e troianos, acho que sou descendente dos dois lados, rsrsrsrsrsrs.
Sirva com arroz branco, farofa e salada verde. Delícia!!!
